LivMundi | 1ª edição

A história do LivMundi tem forte conexão com a história da MashUp, que sempre desejou contribuir com a comunidade, a Cidade e o nosso país.

Pela busca desse propósito, nasceu o LivMundi.

Queremos transformar de forma positiva. Democratizar e engajar a sociedade. Multiplicar o conhecimento sobre sustentabilidade, tema tão discutido e comentado, mas ainda restrito a uma parte da população.

Com esse desafio em mente, conclamamos especialistas de diversos saberes, para alimentar e ser alimentado em uma grande rede. Estudiosos, artistas, fazedores e colaboradores. Organizações como o Jardim Botânico do Rio, a PUC, a Junta Local, o Coletivo Trama, a Favela Orgânica, o Instituto Alana, a Olabi.

Depois de um ano e meio de planejamento, muitas reuniões, encontros e novos amigos, o LivMundi saiu do papel para abraçar o Jardim Botânico e suas imediações, reunindo 10.000 pessoas em quatro diferentes espaços, com acesso gratuito.

Foram diversas atividades e atrações simultâneas, incentivando os participantes a uma mudança de hábitos e o engajamento em projetos transformadores da sua comunidade.

O Teatro Tom Jobim reuniu mentes brilhantes que partilharam seu conhecimento em sete painéis temáticos, abordando temas como Economia Colaborativa e Circular, Inovação, Alimentação e Cidades.

No corredor cultural do Jardim Botânico, contamos com a exposição dos alunos do Departamento de Artes e Design da PUC-RJ que apresentaram projetos inovadores para o Circuito Carioca de Feiras Orgânicas. Na Associação de Amigos do Jardim Botânico, convidamos os participantes a colocar a “mão na massa” em oficinas para criar e inspirar. Já o Instituto Alana promoveu para a criançada sua famosa feira de troca de brinquedos.

Na Laje, recebemos o público para os Bootcamps de Design Thinking. Foram dois dias intensos em prol da coletividade, apresentando melhorias voltadas para a nossa cidade, a partir de determinadas problemáticas.

Na Praça Santos Dumont aconteceu a Feira LivMundi, que reuniu pela primeira vez a Junta Local e o Circuito Carioca de Feiras Orgânicas. Com mais de 80 barracas e um ótimo astral, levamos a boa alimentação e muita diversão a quem passou por lá.

No Espaço Nirvana, visando promover o bem-estar e equilíbrio interior, oferecemos uma agenda de aulas de yoga, meditação e pilates, além das palestras “A Filosofia do Yoga” e “Como Lidar com o Estresse” do The School of Life.

Ficamos muitos felizes e honrados com o enorme sucesso do LivMundi 2016. A próxima edição já está sendo planejada com muito carinho e novidades. Nos vemos lá ☺?!